A Câmara Brasileira do Livro (CBL) lamenta profundamente o falecimento de Marina Colasanti, uma das maiores referências da literatura brasileira, homenageada como Personalidade Literária na 66ª edição do Prêmio Jabuti. Com mais de 50 anos de carreira e 70 obras publicadas, Marina deixa um legado extraordinário, que atravessou gerações e fronteiras.
Escritora, jornalista, tradutora e artista plástica, Marina Colasanti dedicou sua vida a criar obras que emocionaram e inspiraram leitores de todas as idades. Seu talento foi reconhecido por inúmeras premiações, entre elas nove estatuetas do Prêmio Jabuti, que evidenciam sua grande contribuição para a cultura e a literatura nacional.
Marina recebeu o Prêmio Jabuti referentes à indicação de Melhor Livro Infantil - Jannart Moutinho Ribeiro (1991) e às premiações com as obras “Entre a Espada e a Rosa” (1993), “Ana Z aonde vai Você” (1994), “Rota de Colisão” (1994), “Eu Sei, Mas Não Devia” (1997), “Passageira em Trânsito” (2010), “Antes de Virar Gigante e Outras Histórias” (2011) e “Breve História de um Pequeno Amor” (2014), também reconhecido como Livro do Ano Ficção da edição.
A CBL se solidariza com os familiares, amigos e leitores de Marina Colasanti, celebrando sua vida e obra, que são um presente eterno para a cultura brasileira e mundial.