Evento integra o calendário oficial do Rio Capital Mundial do Livro e celebra autores e leitores em diferentes territórios da cidade
O segundo encontro com autores do Prêmio Jabuti 2025 acontece no dia 16 de setembro, às 17h, no Teatro Carlos Gomes – Salão Guarani (Praça Tiradentes, s/nº, Centro), com o tema “Literatura e Memória Viva”. A mesa reunirá a escritora Conceição Evaristo e a educadora e ativista da leitura Bel Santos Mayer, sob mediação do escritor e curador literário Henrique Rodrigues.
Promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, a iniciativa integra o calendário oficial do Rio Capital Mundial do Livro 2025, título concedido pela UNESCO, e antecede a cerimônia da 67ª edição do Prêmio Jabuti, marcada para 27 de outubro, no Theatro Municipal do Rio.
A conversa abordará o papel da memória, da ancestralidade e da escrita de si na constituição de uma literatura afro-brasileira potente e plural. O público poderá participar de uma hora de diálogo, seguida de sessão de autógrafos. A entrada é gratuita.
Curadoria Prêmio Jabuti
A curadoria do Prêmio Jabuti e dos encontros no Rio de Janeiro é assinada por Hubert Alquéres. Com mais de 40 anos de atuação nas áreas de cultura e educação, ele tem uma longa trajetória ligada ao mais importante prêmio do livro brasileiro: durante seis anos, coordenou a Comissão do Prêmio Jabuti na CBL. Foi presidente da Imprensa Oficial de São Paulo (2003–2011) e, como editor, conquistou 27 estatuetas do Jabuti em trabalhos com autores como Ferreira Gullar e Antonio Candido.
“O Rio de Janeiro é um berço da cultura brasileira e recebe de forma especial este encontro, que coloca em evidência a memória, a ancestralidade e a escrita. Contar com Conceição Evaristo e Bel Santos Mayer nesse diálogo é reafirmar a importância da literatura afro-brasileira como força vital da nossa identidade cultural”, destaca Alquéres.
Prêmio Jabuti 2025 na Capital Mundial do Livro
A escolha do Rio para sediar a cerimônia do Prêmio Jabuti homenageia a cidade no ano em que foi reconhecida como Capital Mundial do Livro 2025. Nesta edição, a premiação apresenta uma novidade: o Jabuti Especial Fomento à Leitura, voltado a projetos realizados na capital fluminense. Os vencedores receberão uma estatueta exclusiva alusiva ao título e o prêmio de R$ 5 mil.
“Há 67 anos o Prêmio Jabuti valoriza a excelência da produção literária e editorial nacional. É uma alegria trazer os encontros com autores para o Rio, especialmente com presenças como Conceição Evaristo e Bel Santos Mayer, que representam uma literatura viva, marcada pela memória, ancestralidade e pluralidade de vozes que enriquecem o Brasil”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL.