A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou nesta terça-feira, 22 de julho, os cinco finalistas de cada uma das categorias da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. A lista completa está disponível no site oficial da premiação.
A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, reunindo autores, editores, pesquisadores e representantes das principais instituições científicas e acadêmicas do país. Os autores vencedores receberão a estatueta do Jabuti Acadêmico, além de um prêmio no valor de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas também receberão uma estatueta.
Criado em 2024, o Prêmio Jabuti Acadêmico tem como objetivo reconhecer a excelência da produção científica, técnica e profissional nacional, além de dar visibilidade às contribuições desses campos para o desenvolvimento do Brasil. As categorias estão organizadas em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais.
“Estamos muito entusiasmados com a proximidade da grande cerimônia de premiação. O Jabuti Acadêmico representa uma importante forma de reconhecimento das obras acadêmicas que tanto nos orgulham. A cada nova edição, reforçamos o valor da produção científica e técnica no país”, destaca Sevani Matos, presidente da CBL.
Livro Acadêmico Clássico e Personalidade Acadêmica
A obra Metodologia do Trabalho Científico, de Antônio Joaquim Severino, foi eleita pela diretoria da CBL como o Livro Acadêmico Clássico do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, após consulta pública realizada no primeiro semestre. Publicado pela Cortez Editora, o livro completa 50 anos em 2025 e oferece aos universitários subsídios teóricos e práticos para o enfrentamento das diversas demandas acadêmicas ao longo de sua formação.
Além de ser uma ferramenta eficiente para o trabalho docente, a obra apresenta elementos conceituais e diretrizes para a compreensão e aplicação das atividades lógicas e técnicas relacionadas à prática científica.
Lançado em 1975, o livro chegou em 2024 à sua 24ª edição, revista e ampliada, com uma tiragem total de 386 mil exemplares, consolidando-se como uma obra atemporal e indispensável no meio acadêmico.
O título de Livro Acadêmico Clássico tem como propósito reconhecer obras de referência que permanecem relevantes e impactantes ao longo do tempo.
Neste ano, o sociólogo José de Souza Martins foi escolhido como Personalidade Acadêmica do prêmio, em reconhecimento ao conjunto de sua obra e à expressiva contribuição para a compreensão dos fenômenos sociais contemporâneos. Ele será homenageado durante a cerimônia.
“A expectativa para a cerimônia de premiação é grande, e mais uma vez celebraremos juntos a vitalidade da produção editorial brasileira. Estou muito feliz em poder participar deste momento”, afirma Marcelo Knobel, curador do Prêmio Jabuti Acadêmico.
A CBL convida leitores, pesquisadores, autores e instituições a acompanharem a premiação e celebrarem os destaques do conhecimento produzido no Brasil. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal da CBL no YouTube.
Para conferir os finalistas e saber mais sobre o prêmio, clique aqui!